Imagens da Evolução de Curitiba










No texto de apresentação do livro que destaco no post de hoje, Cassiana Lícia de Lacerda (Professora e então Diretora do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da FCC) diz a certa altura que: “Belos álbuns de imagens de Curitiba já foram publicados sem fugir do efeito de nos conduzir por uma cidade feita de clichês e cenários muito arrumadinhos…” e mais adiante que “… o que se explica, se ouve e se busca em as "Imagens da Evolução de Curitiba? A cidade de cada um e de todos…”

Otávio Duarte e Luiz Antonio Guinski, citam na abertura que “…uma cidade nunca está pronta. Encontra-se sempre em construção ou reforma…” e que “Este livro procura mostrar como a cidade chegou ao que é através das imagens de sua evolução urbana… De povoado a vila, de vila a cidade, de cidade a capital e metrópole…”

Assim é esse fantástico e obrigatório livro lançado em 2002 sobre Curitiba, com textos de Otávio Duarte e pesquisa iconográfica e design gráfico de Guinski, um prazeroso passeio pela história da cidade desde seus primórdios até os dias atuais, com textos aprofundados e imagens incríveis.

Se você entrar no site de todas as grandes livrarias, inclusive a homônima à nossa cidade, você não encontrará esse livro a venda. Como eu o consegui? Entrei em contato com o Guinski e descobri que na loja que o Rettamozzo tem no Shopping Novo Batel eu o encontraria. Dito e feito. Além de comprar o livro, tive uma ótima conversa com o Retta.

No site da Estante Virtual há um exemplar disponível.

Comentários

  1. Simplesmente maravilhoso o teu trabalho. Sou mineira, de BH, estou no curso de formação de sargentos da FAB e, quando me formar pretendo trabalhar em Curitiba. Já sabia que era uma excelente cidade, mas nao tao bela.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Obrigado. Curitiba tem seus problemas, mas penso que muito mais belezas. Acho que tudo é uma questão do olhar que se lança sobre ela.
    Se trabalhar aqui pela FAB, provavelmente será no Bacacheri. Um bairro tranquilo e de residencias baixas (por força da base aérea certamente).
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. to tentando comprar o livro mas nao encontro rodrigo_estorillio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Tente diretamente com o autor pelo email guinski@bighost.com.br. O Guinski certamente tem alguns exemplares para venda. Ou, pode tentar na loja do Rettamozzo e Denise Roman no Shopping Novo Batel (foi onde encontrei o meu).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas