O Relógio Solar da Praça Tiradentes


Farmácia Stellfeld, a primeira de Curitiba, aberta em 1857 por Augusto Stellfeld situava-se na Santa Casa de Misericórdia. Em 1866, o estabelecimento foi transferido para a Praça Tiradentes, na quadra em frente à catedral. O novo prédio foi um verdadeiro marco arquitetônico da época, erguido por artesãos alemães que conseguiram fazer um telhado sem pregos. Sua marca registrada é o relógio solar na fachada.

Como Curitiba passa boa parte do ano nublada, poucos notam ou entendem a utilidade do relógio solar. Mas no verão, na falta de um relógio de pulso, ele pode ser útil ou no mínimo curioso.

Comentários

  1. Esse relógio é muito pouco conhecido pelos curitibanos, e eu apesar de conhecer o relógio não conhecia a história do prédio.

    Legal o post, parabéns.

    Emilio

    ResponderExcluir
  2. E muito importante ter essas informações sobre histórias de Curitiba. Essa farmácia foi fundada 100 anos antes do meu nascimento. E o relógio continua lá intacto.

    ResponderExcluir
  3. Passando em frente e como curto tudo de antiguidade inclusice arquitetura antiga, percebi o relógio no centro do prédio bem no alto, vim buscar infirmações, que interessante ❤👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas