Palacete Leão Junior


O Palacete é considerado patrimônio histórico e arquitetônico brasileiro. Foi construído no final do século XIX (1866-1907), em estilo neoclássico por Cândido de Abreu, para abrigar a família Agostinho Ermelino de Leão Júnior, importante ervateiro do ciclo da erva-mate no Paraná.

A família mudou-se para o Palacete em 1902. Em 1906 quando o então Presidente da República, Afonso Pena visitou Curitiba ficou nele hospedado.

O casarão, um dos mais luxuosos construídos em Curitiba, teve portas, janelas, painéis e entalhes em pau-brasil; vidros e porcelanas importados da França e Bélgica.

A propriedade foi inteiramente restaurada, num trabalho que durou cerca de ano e meio. Foi inaugurado em 24 de outubro de 1987 com o objetivo de se transformar em um espaço cultural, agrupando, organizando e colocando ao acesso de todos, informações e exposições sobre a nossa história, economia, vida associativa e artística a ser fornecida a todos os interessados.

Hoje tem uso comercial e é tombado pelo patrimônio histórico.

Comentários

  1. Me desculpe, só quero ajudar, delete minhas observações após lê-las, mas o estilo do prédio na foto acima é claramente eclético: acrotérios, balaustradas, escadaria e a pesada ornamentação de fachada não são típicas do neoclassisismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine! Acho bem bacana enriquecer com novas informações. O texto do post acima deve ter sido retirado do totem da prefeitura em frente ao prédio.

      Excluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Seu comentário é muito bem-vindo.

Postagens mais visitadas