Paço da Liberdade





Iniciado em 1914, na atual praça Generoso Marques onde existia o antigo mercado Municipal de Curitiba, em 24 de fevereiro de 1916 inaugurava-se o novo prédio do Paço Municipal de Curitiba. Oficialmente chamado de Paço da Liberdade a partir de 3 de fevereiro de 1948, sediou a prefeitura de Curitiba até 1969. Foi sede do Museu Paranaense de 1973 a 2002.

Prédio de arquitetura eclética, com elementos art nouveau representados, sobretudo, pelas marquises de ferro voltadas para a Praça Tiradentes, pelo desenho das esquadrias de madeira e portas externas. Dois Hércules sustentam as colunas da entrada do prédio e representam os poderes municipais – o Legislativo e o Executivo -, e o nicho existente logo acima encerra figura feminina que representa a cidade de Curitiba. Completa a ornamentação da torre escudo com as armas do município e a cabeça do leão, símbolos da força.

O Paço da Liberdade foi reinaugurado no dia 29 de março de 2009, como parte das comemorações dos 316 anos de Curitiba. Mais de 150 pessoas entre arquitetos, sociólogos, antropólogos, educadores, artistas plásticos, comunicadores e designers, além de 50 artesãos, trabalharam na restauração e preparo do prédio para abrir o centro cultural.

Fonte: www.patrimoniocultural.pr.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas